08 setembro 2011

ANTÓNIO MATOS- A PRIMEIRA ENTREVISTA COMO TREINADOR DO TOJAL

António Matos, técnico de larga experiência é uma das recentes entradas no AC Tojal. O nosso Blog quis ouvi lo e da mos agora conta dessa conversa.

1-Depois de tantos anos em Alverca, o que te fez nesta altura, e com uma carreira tão grande e longa, pensar que era altura de mudar de ares?

A.M.-Depois de vários anos desportivos em Alverca, e consciente da realização de um trabalho consideravel, efetuado em condições por vezes não muito fáceis, chegou de facto agora a hora da mudança, abreviada, devido às condições e objectivos propostos, os quais depois de avaliados, considerei:
- Incompatibilidade entre os horários profissionais e desportivos;
- Projecto de pouca ambição e alguma indefinição quanto aos objectivos propostos.

2-Advinho uma época de muito trabalho, tendo em conta que vais treinar uma equipa de Iniciados de 1º ano e uma equipa de jovens jogadoras (mas com muito valor), que muito têm que aprender ainda; mas achas de certo que ambas as equipas têm margem para evoluir... Podes deixar algumas das tuas ideias para os dois escalões?

A.M.-Relativamente à evolução das equipas; Iniciados(mista) e sub 18 Feminina, para a época estou convicto e confiante na sua evolução, através da realização de um trabalho sério e esforçado, com o empenho e dedicação de todos.
A evolução ou crescimento desportivo passa objectivamente por duas componentes: - Fortalecimento ao nivel da coesão e espirito de grupo; -melhoria e apuramento ao nivel da tecnica individual com finalidade colectiva.

3-Não tendo directamente a ver com o AC Tojal (embora o tenha de várias formas), mas como treinador e Selecionador da equipa Sub 14 feminina da APL, tambem tens uma palavra a dizer, como achas que está no geral o hóquei feminino?

A.M.-O hóquei feminino e a sua pratica em geral, considero que o mesmo tem estado no bom caminho. Apesar de não ser muito farto relativamente à quantidade de equipas oficialmente em competição, tenho que reconhecer que actualmente o hóquei feminino começa agora a afirmar se através de alguma qualidade e de um crescimento ao nivel técnico, cada vez mais necessário à modalidade.
Relativamente ao futuro do hóquei feminino, e sem pretender ser polémico oou derrotista,face ás alterações conhecidas e recentemente feitas ao regulamento da modalidade, (aumento de escalões femininos) eu pessoalmente e em termos práticos, considero que tais alterações náo terão o beneficio desejado, senão vejamos:
-As alterações com a introdução de novos escalões em femininos, aumentam ou modificam a mentalidade e o propósito de utilização das atletas por parte dos treinadores, nas suas equipas "mistas"? ... O que acontece nos Juvenis que não aconteceu nos Iniciados? ...
Em resumo, tais alterações a implementar no sector feminino, penso eu, que no fundo poderão ter um efeito retardador ou até mesmo limitador do crescimento e desenvolvimento das atletas, por condicionantes inerentes ao acesso e à participação no escalão máximo da modalidade , o que lhe daria uma maior possibilidade de participação competitiva.

4- Quais são os teus "desejos" para esta época desportiva?

A.M.- Ao nivel do hóquei em patins, para a época 2011-2012 que agora se inicia, gostaria de acima de tudo que se tornassem realidade, e isso seria, que entre os demais, os(as) meus (minhas) atletas, mostrem que de fato podem ser os melhores e os mais capazes de vencerem e ultrapassarem todas as adversidades desportivas e não só.

5-Para finalizar, queres deixar umas palavras aos teus jogadores(as) em particular e aos simpatizantes do clube em geral?

A.M.- Aos atletas, quer Iniciados quer Sub 18, com quem será sempre motivante trabalhar, e para os quais, normalmente os treinadores têm algo a transmitir, sendo assim e com a promessa de muito trabalho na bagagem, gostaria de dizer lhes que em quaisquer circunstâncias, contarão sempre com o treinador, não só rigoroso e exigente, mas tambem solidário e amigo.
Ainda relativamente a eles(as),sem excepção, gostaria de deixar lhes um apelo à disponibilidade e assiduidade, com dedicação, esforço, determinação e confiança para abordar com optimismo a nova época 2011-2012 que agora se inicia com o objectivo de alcançarem os melhores exitos desportivos possiveis.
Aos Simpatizantes do clube em geral, queria dizer lhes que é com orgulho, entusiasmo e algum optimismo que sinto de momento fazer parte da "familia" do hóquei em patins do A. C. Tojal, mas tambem queria deixar um apelo para questões que considero fundamentais no clube e onde poderemos ser ainda maiores, que são: a COMPREENSÃO, a COPERAÇÃO e APOIO INCONDICIONAL.

O Blog do Tojal agradece a tua disponibilidade para esta conversa, e gostaria de dar te as Boas Vindas a esta "familia" e que aqui te sintas feliz e realizado.

Sem comentários: