23 maio 2014

Exercícios para Guarda Redes

Hoje publicamos (em texto) uma série de 10 exercícios que os GR’s de hóquei em patins poderão realizar sem “apoio externo”, ou seja, exercícios que os GR's poderão realizar autonomamente antes, durante ou depois do treino com a sua equipa.
Os exercícios que apresentamos apenas visam trabalhar algumas componentes importantes que os GR’s de hóquei em patins devem possuir. Entendemos que o trabalho com os Gr’s deve ser mais abrangente e acompanhado por alguém entendido na matéria.



O GR devidamente equipado (com ou sem capacete) deve patinar de cócoras, apoiado nas oito rodas a conduzir uma bola com o stick. O GR deve realizar curvas enquanto patina e utilizar a pá interior e exterior do stick.



Igual ao exercício anterior, exceto: o GR agora realiza as suas movimentações de cócoras apoiado nas oito rodas somente para a frente e para trás (4/5 metros) – vaivém.



O GR patina em pé (sem stick) e simultaneamente transporta uma bola de hóquei com as luvas, tentando não deixar cair a bola. O GR bate com ligeira força a bola, dando ligeiros toques. Somente pode utilizar as luvas.



O GR coloca-se junto à tabela da pista na posição de baliza a uma distância aproximada de 2 metros. O GR está devidamente equipado e tem consigo uma bola de hóquei em patins. Sem colocar qualquer joelho no chão na fase inicial, o GR deve varrer a bola pelo chão contra a tabela utilizando o stick e posteriormente deve defender  a (mesma) bola utilizando somente as caneleiras. A bola deve realizar um trajeto em forma de diagonal preferencialmente.



Igual ao exercício anterior, exceto: O GR agora levanta a bola com o stick para a sua luva “raquete” executando com esta um batimento da bola contra a tabela e posterior deve defender a (mesma) bola com a parte do corpo que “achar” mais eficiente (tomada de decisão).



Igual ao exercício anterior, exceto: O GR coloca-se apoiado com os membros inferiores do lado da luva “raquete” no chão e de forma lateral. O GR pontapeia a bola contra a tabela utilizando somente “a sua perna forte” e seguidamente tem de dominar a bola com o stick.



O GR coloca-se na baliza (se estiver disponível) ou coloca-se entre dois cones (à distância entre postes da baliza) e realiza percursos de colocação entre postes em “W”. O GR coloca-se na zona central da baliza sai em diagonal esquerda e regressa a patinar de cócoras e de costas. Seguidamente sai frontalmente e regressa a patinar de cócoras e de costas. Posteriormente sai em diagonal direita e regressa a patinar de cócoras e de costas. O GR repete várias vezes o exercício e à medida que repete deve aumentar a “velocidade” de execução do mesmo. Ter atenção à correta colocação das luvas.



Igual ao exercício anterior, exceto: O GR realiza o exercício conduzindo com o stick uma bola de hóquei em patins.



O GR coloca-se na baliza (se estiver disponível) ou coloca-se entre dois cones (à distância entre postes da baliza) e realiza movimentações entre postes, colocando-se sempre corretamente a fechar os “postes” e de acordo com as suas características. O GR realiza vaivém entre postes.


10º

O GR coloca-se na baliza (se estiver disponível) ou coloca-se entre dois cones (à distância entre postes da baliza). O GR deve imaginar uma situação de dois para um ou dois para o GR. O GR coloca-se no 1º poste (“fechar 1º poste”) e seguidamente deve lançar o corpo ao 2º poste a simular defesa. O GR deve deslocar-se para o 2º poste de várias formas: empranchado; tesoura; apoio lateral dos membros inferiores; etc. O GR deve realizar o exercício do lado direito para o esquerdo e vice versa.

Sem comentários: